Novela da Globo provoca repúdio das Secretárias Executivas | Blog do Louremar

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Novela da Globo provoca repúdio das Secretárias Executivas


Presidente da Fenassec
A novela “Cheia de Charme” , ainda por estreiar na TV Globo, provocou a ira das secretárias  e secretários executivos de todo o país.

O problema  é a definição dada às empregadas domésticas na trama. Pelas vinhetas de divulgação da novela global, as empregadas são tratadas como “secretárias do lar’.

A Federação Nacional das Secretárias e Secretários (Fenassec) enviou uma reclamação formal à emissora onde solicita a “reparação urgente” do termo usado nas vinhetas publicitárias.

Maria Bernadete Lieuthier, Presidente da Fenassec, diz que não há preconceito em relação às empregadas domésticas. O que existe, segundo ela é a necessidade de que seja usado o termo correto: o Secretário é gestor de pessoas, está centrado no cliente, domina a tecnologia da informação, além de outros idiomas, entende e participa das metas e diretrizes das Empresas e assessora os responsáveis pelos centros decisórios de qualquer organização. Diferentemente, o empregado doméstico  Diferentemente, o empregado doméstico de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações–CBO, do MTE atua em residências e tem como
perfil preparar refeições e prestar assistência às pessoas, cuidando de peças do vestuário como roupas e sapatos e colaboram na administração da casa”. 


ônibus usado para divulgação da nova novela da Globo

11 comentários:

  1. Essa senhora é por demais preconceituosa. Uma empregada doméstica nada mais é que uma secretária do lar, uma maneira carinhosa das patroas a tratarem com respeito e pelo reconhecimento dos serviços prestados.Senhora Bernadete Vê se a senhora se manca!

    ResponderExcluir
  2. Sr.(a) Anônimo(a) o artigo é de suma importância, pois as próprias empregadas domésticas exigem seus direitos, assim como ter férias, FGTS, etc... e por isso elas são empregados(as) domésticos(as) função muito valorizada e da qual devemos muito respeito, o artigo apenas se refere a maneira como a tal emissora desclassifica um profissional que fez graduação, pós graduação, MBA, cursos de linguas e cursos diversos para estar apta(o) a lidar com executivos e sua empresa, a redigir relatórios, cartas, emails e o que for solicitiado em Português e outras linguas, assim achei bem pertinente o artigo acima, pois será que o médico, advogado, contador, ADM, Bancários gostariam de ser chamados como... médico do lar, contador do lar, advogado do lar? Pensem antes e aprendam a se colocar no lugar dos outros, todos merecemos respeito a nossa profissão e as(os) domésticos lutam por isso e devem ser chamados pelo nome "Empregados domésticos" afinal caro(a) anônimo somos todos EMPREGADOS DE ALGO OU ALGUÉM! Luciana Spinola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô achando que você também é preconceituosa. Você dever ser uma secretária graduada que na verdade é uma raridade porque na sua maioria são despreparadas e mal educadas. Talvez pela sua graduação você se ache melhor que as simples empregadas domésticas. Um preconceito ainda maior.Acho que a sua empregada deve ser tratada a pão e agua e talvez nunca tenha sido convidada a sentar na sua mesa. Tenha um bom dia.

      Excluir
    2. Luciana, vc tirou daqui da ponta dos dedos. Sua resposta foi esclarecedora por demais. Cada qual na sua devida categoria e lutando sempre pela sua valorização e melhoria salarial e profissional. è para isso que existem os sindicatos , os associações, os grupos.Empregaods somos quase todos, agora se existisse apenas uma profissão? Existem milhares de ocupações e cada uma com a sua nomenclatura própria. Sabemos que infelizmente existem ainda a maioria das empregadas domésticas que por não terem tido a oportunidade de estudar é que estão suportando cada tipo de patroa o patrão. è isso aí, estudem, corram atrás para se tornarem até aguém com capacitade maior que uma secretária executiva. Valeu.

      Excluir
  3. Exato!!! Luciana Spinola vc disse tudo e não preciso acrescentar nem uma vírgula.
    Porque desclassificar um profissional com graduações, pós e MBA`s........
    Parabéns pela defesa !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem não sabe, nem leu nenhuma obra literária, novela é um genero de ficção, portanto, não tem compromisso nenhum com o mundo real. Por isso, o escritor tem toda liberdade do mundo de criar seus personagens e dá a elas o nome que entender

      Excluir
  4. Tudo isso é um exagero! É dar ênfase demais a uma novela... Eu não me sinto nem um pouco desprestigiada por chamarem as empregadas domésticas de secretárias do lar! Nada tira de mim o que eu sou, o que eu estudei, o que me tornei...muito menos uma simples novela... isso jamais terá influência sobre minha vida e creio que não deveria ter sobre a vida de mais ninguém! A TV é livre para exibir o que deseja... e nós somos livres para sermos ou não influenciados por isso... Se ofender porque uma empregada da novela foi chamada de secretária do lar e ainda acreditar que isso denigre a profissional do secretariado é muito pequeno.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Amanda, existe exagero das duas partes na "defesa" de seus direitos. Profissionais competentes sabem que qualquer profissão pode ser denegrida por comentários preconceituosos. Acredito que a rede Globo esteja esteja querendo alcançar um nicho do mercado que ela sempre deixou em segundo plano. É preciso lutar pelos direitos das secretárias e defendê-las das imagens estereotipadas das novelas, mas antes do que isto é preciso fortalecer a profissão como um todo, valorizando, dentro das empresas e junto aos executivos a importância de nossa função, na empresa é que algumas vezes sofremos preconceitos muito mais reais.

    ResponderExcluir
  6. Exagero ou não!? Merecemos respeito! Se cada um se colocasse no lugar do outro, as coisas seriam diferentes. Temos que aprender a respeitar as pessoas, animais, profissões enfim a todos. Cada um sabe o que enfrentou para se graduar, fazer MBA, o que abdicou, então não é problema de ficção é vida real, o problema é falta de respeito e desvalorização ao profissional, acredito que as próprias empregadas domésticas não gostam disso, afinal elas não devem enviar fax, passar emails, fazer pagamentos, TED´s, elaborar relatórios, inclusive em línguas estrangeiras, atas, preparar reuniões, emitir passagens, etc... Não desmerecendo ninguém, mas elas não possuem qualificação para tal função, assim como uma secretária executiva não poderá prescrever um remédio, nem assinar petições. Como vivemos em uma democracia tenho DIREITO de não concordar com essa falta de respeito com nossa profissão.

    ResponderExcluir
  7. Nós fizemos curso superior de 4 anos, fizemos estágio em empresas e aprendemos a lidar com situações adversas no dia a dia além de falarmos outro idioma. Secretária do Lar coisa nenhuma, Governanta é a classificação desse profissional. Meu diploma superior confere o direito de ser Secretária e o Ministério do Trabalho também.
    As empregadas domesticas têm o meu eterno louvor e algumas delas mais desprendidas devem ser chamadas de GOVERNANTAS pois este profissional cuida da organização do lar e do acompanhamento das tarefas dos empregados da casa.

    ResponderExcluir
  8. Luciana,

    Parabéns por sua resposta clara e firme. Concordo com tudo que vc expôs, TODOS somos EMPREGADOS (exceto empresários) mas, cada um dentro da sua categoria.
    Perfeito!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com