Na administração de Zé Alberto Veloso a Saúde é uma das secretarias mais bagunçadas | Blog do Louremar

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Na administração de Zé Alberto Veloso a Saúde é uma das secretarias mais bagunçadas


O prefeito de Bacabal, Zé Alberto Veloso está numa encrenca das grandes. Pelo menos duas secretarias do seu governo não funcionam a contento. Como se não bastasse os enredos mirabolantes da Cultura, a Saúde mostra-se uma pasta onde ninguém se entende.

Esta semana o Blog denunciou que a secretaria de Saúde enviou dados fictícios para o Ministério da Saúde. Como exemplo, citamos os médicos Jorge Alberto Trabulsi Lisboa e Cleomar Tema.

Jorge Trabulsi Lisboa é filho do ex-prefeito Raimundo Lisboa. Graças à caneta paternal do ex-prefeito, ingressou no quadro de médicos mesmo morando em São Paulo. Cleomar Tema é prefeito de Tuntum. Trabalhou em Bacabal somente até o início da campanha eleitoral em sua cidade.

Depois da repercussão, a secretaria de Saúde divulgou nota ontem. A nota, é assinada pela senhora Márcia Regina em nome do secretário Hidalgo Leda. O texto diz que os profissionais “...ainda estão nos sistemas de informação da saúde, porque as atualizações se dão ao término de cada mês”.

Não é verdade. A Secretaria informou as equipes no dia 18 de janeiro de 2013. 


Tela do CNES, sistema de informação nacional do Ministério da Saúde. A seta amarela indica a data do envio de dados

A tela é do CNES, Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, conforme mostra a tela a seguir. O leitor pode consultar por sua conta, clicando aqui. Observe que há municípios no Maranhão que ainda não fizeram atualizações este ano. Bacabal, diligentemente fez atualização e manteve os mesmos profissionais.

Quem tem interesse em camuflar a verdade?

A campanha do então candidato José Alberto Veloso tinha como mote “varrer a sujeira”. Considerava-se sujeira: corrupção, funcionários que não trabalham, gastos indevidos do dinheiros público. Com as chuvas que tem caído vez ou outra na cidade, a vassoura parece ter molhado e não mais funciona.

A dúvida é saber se há realmente falta de preparo ou se os erros são intencionais. Se foi feita a atualização dos dados, por quais motivos o secretário de Saúde determina a divulgação de uma nota argumentando justamente o contrário?

Ou será que o secretário Hidalgo Léda não sabe que servidores da sua secretaria fizeram a transferência dos dados? Pior.

O efeito ‘Doralina’
Secretário Hidalgo Léda


Quando começou a formar a equipe, o prefeito José Alberto Veloso convidou a permanecer como adjunta de Saúde a técnica Doralina Marques. Tida como conhecedora da área, Doralina foi bombardeada desde o primeiro momento pelos aliados do prefeito. O fato de ter participado do administração de Raimundo Lisboa foi o principal argumento usado pelos que pediram a sua cabeça.

A convivência não foi boa mas Doralina permaneceu no cargo. Os informantes do Blog dão conta de que a situação piorou quando começaram os desentendimentos com o secretário Hidalgo Leda.  O resultado foi que a técnica pediu para sair no dia 26 de janeiro. De lá para cá tem sido apontada como a pessoa que alimenta a Imprensa com informações “sigilosas”.

É outro grande equívoco. Primeiro que aqueles que consideram informações públicas como ‘sigilosas” são pessoas dignas de pena que não acompanharam o desenvolvimento do Brasil. Vivem no ‘tempo do bumba’, como se diz no Maranhão quando queremos nos referir a alguém que parou no tempo.  Outro erro é sempre procurar quem ‘vazou’ informações sobre órgãos e poderes, ao invés de consertar os erros.

Aqui mesmo está o exemplo. Não há necessidade de informantes para que a Imprensa tenha acesso a dados. Basta uma simples busca nos sistemas disponíveis na internet, como exemplo, o CNES que o próprio leitor pode consultar.


Dados do médico Jorge Alberto Lisboa, a seta amarela mostra a data de atualização
Dados do médico Cleomar Tema, prefeito de Tuntum, a seta amarela mostra a data de atualização

12 comentários:

  1. Caro Loremar se vc observar bem, deve perceber que a competência dos arquivos enviados é referenbte ao mês de DEZEMBRO/2012, mesmo sendo enviado no dia 18/01/2013. A prefeitura não pode retirar de imediato os nomes dos profissionais, senão deixa de receber recursos para os referidos progrmas. Acredito que as novas equipes do PSF ainda nem estão formadas, visto que a maioria dos postos de saúde estão fechado. Então acredito que após a definição desses funcionários, logo após o seletivo, que dizem que irão fazer, essas informações serão atualizadas.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem postada essa matéria. Jornalismo sério se faz assim, parabens Lourimar e muito obrigado pela informação. Uma coisa eu digo sempre, o Zé Alberto está bem "assessorado" a imprensa de Bacabal está fazendo a diferênça deixando de bandeija as informações que o gestor precisa para fazer uma grande administração. Agora chamo ateção para um pequeno entendimento, para administrar bem precisa conhecer, delegar competência é pra quem tem competência para cobrar, com essas informações então fica muito mais fácil. Secretário, ô secretário, não passe recibo daquilo que vc não tem segurança para contestar, desse jeito vai ficar muito mais difícil para o prefeito... Veja o que vc fez, isso é no mínimo ridículo para o titular de uma pasta tão importante como a Saúde. Lourimar, mais uma vez o povo agradeçe.

    ResponderExcluir
  3. ISSO QUER DIZER CLARAMENTE QUE OS DOIS CONTINUARÃO A RECEBER SEUS PEQUENOS SALÁRIOS.

    ResponderExcluir
  4. O interessante é que não se fala em nenhum momento que se o filho do ex-prefeito estar no CNES o seu cadastro ocorreu ainda na gestão do seu pai. Sendo medico do Coelho Dias, Samu e PSF alguem ja foi atendido por ele? a comunidade do PSF em algum momento foi atendida por ele? E mesmo assim como foi relatado aqui a folha dee pagamento registrava seus tantos mil reais mensais.... será se atrasava o dele também? acredito que não, ate por que o custo de vida em São Paulo é muito alto!!!!! Esse fantasma ronda a SEMUS ja faz um bom tempo....

    ResponderExcluir
  5. DR.HIDALGO ABRA O OLHO, VC E DA COMPETENCIA
    DO PREFEITO ZE ALBERTO,NAO VA ACOBERTAR COISA ERRADA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opior e que na secretaria de saude quem dar as ordens la e a mulher e filha do secretario, ele nao tem poder algum de decisao...Acorda secretario......

      Excluir
  6. esse tá perdidinho!!

    ResponderExcluir
  7. Isso mesmo os dados foram informados em 18.01.2013, nem mentir sabem!

    ResponderExcluir
  8. Engraçado é que o pessoal da época de Zé Vieira e Lisboa não saiu quase ninguém; exceto os extremistas. E o povo que lutou com Zé Alberto vai ficar onde? É lamentável o andar da carroagem. Mas daqui a dois anos eu darei a resposta. Não sei os outros. Bye!

    ResponderExcluir
  9. Esse secretario de saude ta mas perdido q cego em tiroteio.do mesmo jeito ta esse prefeito,q ate agora ñ fez nd.a saude continua um caus,os funcionarios atrasados.ja ta hora de mostrar sarviço ze alberto.

    ResponderExcluir
  10. Zé Alberto ta se perdendo porque ta querendo trabalhar direito e isso é impossível, ele tem é que continuar com a bagaceira que tava e não fazer dívida com agiota, deixa o povo falar faz só o que for possível e pronto tú já é o prefeito mesmo, votaram porque quizeram, agora toca o barco pra frente... aff.

    ResponderExcluir
  11. louremar eu te pergunto e o dinheiro que vem neste final de mes para pagar os medicos do psf vai ser devolvido para o ministerio porque o secretario nao contratou nenhum profissional se for devolvido e sinal de inoperancia

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com