Resolvi enveredar por esse tema inspirado pelo comentário da amiga Geane em seu facebook. Diz ela que foi acordada com a filha pergutando a razão de batizarem o furacão com o nome de mulher. Pesquisei e escrevi. O alerta é para aqueles que gostam de copiar e colar sem citar a fonte, como aconteceu dia desses com um artigo do Simplicio Araújo. Ainda falarei sobre o tema.
Quando começaram a ser batizadas, as tempestades recebiam nome do santo do dia em que tocavam em terra. No início do século 20 um meteorologista australiano resolveu dar nomes de pessoas. Inicialmente começou a dar nomes de políticos dos quais não gostava.
Meteorologistas militares estadunidenses adotaram a prática de batizar os furacões com o nome de amigas ou mulheres. A partir de 1953, o Serviço de Meteorologia adotou uma norma para identificar os furacões com nomes de mulheres. Em 1979, passaram a ser utilizados nomes masculinos. Atualmente quem define o nome é um comitê da Organização Meteorológica Mundial, sediado na Suiça.
Sempre que os ventos atingem 62 km/h os metorologistas batizam o evento climático.Existem seis listas com 21 nomes, de A a W, para a bacia do Atlântico e seis com 23 nomes, de A a Z, para a do Pacífico Norte-oriental (a costa americana), e o uso é rotativo, isto, os nomes utilizados em 2005 estão sendo utilizados em 2011.
No caso do Atlântico, se a quantidade de furacões em um ano superar os 21, a identificação continua adiante utilizando as letras do alfabeto grego: Alfa, Beta, Gama, Delta. Em 2005, pela primeira vez na história a Organização Meteorológica usou desse recurso em razão de terem sido registados tantos fenômenos que a lista acabou.
A aposentadoria dos furacões
O nome de um furacão pode ser retirado da lista para sempre. Isso acontece quando o fenômeno causa danos excessivos. Sessenta e sete nomes já foram retirados da lista desde que foi implantada. O primeiro foi Hazel, em 1954. Em 1998, o furacão Georges deixou mais de 300 mortos na República Dominicana e Haiti e foi retirado da lista. O mesmo aconteceu com Mitch que matou mais de 18 mil pessoas em 1998 na América Central, com mais prejuízos para Honduras e Nicarágua.
Muito boa a matéria Louremar...parabéns
ResponderExcluireu não sabia dessas informações..gostei muito
vou tentar explicar pra Giulia apesar dela só ter 5 anos....valeu!!!
Deve ser porque todas as mulheres viram um furacão quando ficam zangadasDeve ser porque todas as mulheres viram um furacão quando ficam zangadas
ResponderExcluirCaro Louremar,você poderia informar aos seus leitores a respeito de um fato policial ocorrida hoje(27) aqui na rua da Forquilha,próximo à casa do Doutor Pedro Filho?
ResponderExcluirporque a maioria faz redemoinho na cama.
ResponderExcluirkkkkkkkkkk! Mais uma vez provou-se que o "homem" não pode ser um furacão...
ResponderExcluirAdorei sua observações e postei o link no Facebook. Convido para conhecer o meu blog: http://aguiarsan.blogspot.com (textos e ilustrações são freeware).
ResponderExcluirOs furacões tem nome de mulher porque chega sem avisar e quando vai embora leva sua casa, seu carro, seus móveis, e se duvidar suas roupas...!
ResponderExcluirMaria Joao Barbosa disse:
ResponderExcluirGostei;-) Sempre tive curiosidade sobre este tema ;-) Obrigado ;-) E continuo orgulhosa de ser MULHER.
DEVE TER SÍDO ALGUM IDIOTAS!!!
ResponderExcluirPORQUE AS MULHERES LINDAS, MARAVILHOSAS, CARINHOSAS, ESPECIAIS, FÉRTEIS, FONTE DE AMOR, PRAZER, ACOLHIMENTO, VIDA .........
AH !
!! FALTAM INFINITAS QUALIDADES PRA DESCREVÊ-LAS
DEVE TER SÍDO ALGUM IDIOTA QUE COLOCOU UMA CATÁSTROFE TÃO TRÁGICA O NOME DAS MAIS BELAS FLORES!
LI ESSE TEXTO EM OUUTRO SITE, COM POSTAGEM BEM MAIS ANTIGA QUE A SUA E NAO TE VI CITANDO FONTES DA PESQUISA.
ResponderExcluiroutro dia pergutei a praf e ela ñ sabia me respondes vc esclareceu o que ate hoje tavá na minha mente legal gostei muito
ResponderExcluirtirou as minhas duvidas tank`s:-)
ResponderExcluirEu adorei perguntei isso hoje para a minha mae e ela disse:
ResponderExcluir-Google Ana vc não sabe o que é. Google procura lá
E foi assim que vc respondeu minha duvida
curioso. mas faltou o detalhe da escolha dos nomes das mulheres e amigas dos metereologistas . seria uma forma de mostrar as tormentas nas relacoes ?
ResponderExcluirobrigado .
de qualquer forma informativa .
abracos
sandra bello
Eles dão nomes de mulheres pq assim como as mulheres, os Furacões chegam quentes e úmidos, cheio de energia e balanço.. e qdo se vão eles levam os carros, as casas e td mais que vc construiu...
ResponderExcluirAbs.
Douglas Sousa
Furacão sempre tem o nome de mulher pq quando vai embora leva sua casa, seu carro e ate´seu cachorro.... kkkkk
ResponderExcluirPor outro lado deixam tudo bagunçado para o dia da ressaca! Abel
ResponderExcluir