Promoção de Oficiais da PM vira notícia por causa do apadrinhamento | Blog do Louremar

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Promoção de Oficiais da PM vira notícia por causa do apadrinhamento


As promoções na Polícia Militar do Maranhão sempre geraram controvérsia. Quem é preterido reclama de apadrinhamento. No jargão militar os apadrinhados são “peixes”.

Por várias vezes se tem notícia de  que um ou outro militar é “peixe” e, portanto, é natural que seja promovido em detrimento de outros que reúnam as condições para tal. Geralmente os comentários e insatisfações não ultrapassam os portões dos quartéis.

Desta vez é diferente.Um Oficial lotado no Tribunal de Justiça do Estado foi o preterido. O Presidente do Tribunal, desembargador Guerreiro Júnior, era um dos que torcia para a merecida promoção do tenente-coronel Boaventura Furtado Neto ao posto de Coronel.

Em primeiro lugar no Quadro de Acesso, Furtado não foi promovido. Já o tenente-coronel Reinaldo Elias Francalanci, que ocupava a 33ª posição no Quadro, foi agraciado com a promoção.

A insatisfação virou notícia. Desta vez, além das fronteiras dos quartéis. Expõe-se, na Imprensa aquilo que os militares combatem e criticam nos quartéis há anos.  

Fracalanci é lotado no Gabinete Militar do Governo do Estado. Furtado é assessor do Presidente do TJ. O episódio pode gerar uma cisma entre os poderes? Talvez não. Nada que uma boa conversa não resolva.


O caso foi tornado público no blog do Luis Pablo.




2 comentários:

  1. ESSAS PEIXADAS NAO ACONTECE SÓ ENTRE OS OFICIAIS NÃO, ENTRE OS PRAÇAS PM TAMBÉM. ATUALMENTE EXISTEM SARGENTOS /O1 E CB PM /02 ENQUANTO EXISTEM SOLDADOS /93. ISTO É INJUSTO CARO LEITORES. NÓS ESTAMOS NA BRIGA PELA CARREIRA ÚNICA QUE COMEÇA DE SOLDADO ( INICIO) E TERMINA COMO CORONEL (FIM DE CARREIRA). AS PROMOÇOES POR BRAVURA E POR MERECIMENTO SÓ EXISTE PARA QUEM TEM PADRINHO, É POR ISSO QUE OS MILITAREES SÃO A CLASSE MAIS DESUNIDA QUE EXISTE. ENQUANTOS UNS (MINORIA) SÃO AGRACIAODOS OUTROS (MAIORIA) SAO DESESTIMULADOS.ESTAS PROMOÇOES, BRAVURA E MERECIMENTO, É A PIOR DESGRAÇA QUE JA INVENTARAM NO MEIO MILITAR. MAS A CULPA SAO DOS NOSSOS COMANDANTES.

    ResponderExcluir
  2. AMIGO DOS MEUS AMIGOS08 maio, 2012 23:03

    CARO LOUREMAR, ANTES DE SE JULGAR O FATO DAS PROMOÇÕES, FAÇAMOS UMA ANALISE: A PROMOÇÃO PARA O ÚLTIMO POSTO (CORONEL), ATÉ O PRESENTE MOMENTO, SOMENTE É POSSIVEL ATRAVÉS DO CRITÉRIO MERECIMENTO. PARA QUE O OFICIAL ESTEJA APTO A CONCORRER, TEM QUE TER O INTERTICIO MINIMO DE 02 ANOS NO POSTO DE TENENTE- CORONEL, ESTAR COM A JUNTA DE SAÚDE EM DIA E ASSIM PODER CONSTAR NO QUADRO DE OFICIAIS POR MERECIMENTO, ESSE MESMO QUE FOI DIVULGADO POR VÓS. SOMENTE A PARTIR DAÍ, ELE PODERÁ CONCORRER A VAGA. NÃO JULGO ERRADO O CEL FRANCALANCI POR TER SIDO PROMOVIDO, ELE CONCORREU COM TODOS OS OUTROS, CADA UM COM SEU PEDIDO POLÍTICO, PADRINHO, CONHECIDOS E ETC... PORÉM, TODOS ESTAVAM PERFEITAMENTE CAPACITADOS E RESPALDADOS PARA TANTO, O DESAGRADO DE ALGUNS, POR INVEJA OU DESPEITO PELA INDICAÇÃO DO OFICIAL, SE DÁ SOMENTE PELA POSTURA, PELO ZELO AOS SEUS COMANDANTES E COMANDADOS E COMPROMISSO COM A INSTITUIÇÃO QUE ELE SEMPRE TEVE. QUALQUER UM DOS 34 OFICIAIS PODERIAM TER SIDO PROMOVIDOS, ESTAVAM HABILITADOS PRA ISSO. ESSA FORMA BAIXA DE MOSTRAR INDIGNAÇÃO MOSTRA O CARATER DE QUEM SE MANIFESTA NEGATIVAMENTE E TENTA DENEGRIR A IMAGEM DO OFICIAL, QUE DIGA-SE DE PASSAGEM, É MUITO BEM QUISTO POR TODOS AQUELES QUE O CONHECEM. É MUITO FÁCIL ACUSAR, DIFÍCIL É RECONHECER O SUCESSO DOS OUTROS. FICA AQUI O MEU MANIFESTO EM SOLIDARIEDADE AO CEL FRANCALANCI, QUE ELE CONTINUE CONQUISTANDO SEU ESPAÇO E AMANHÃ COM CERTEZA TERÁ O RECONHECIMENTO DE TODOS. APROVEITO PARA REPETIR O QUE ELE DISSE NO DIA DA REUNIÃO NO AUDITÓRIO DO COMANDO GERAL: "SE ALGUÉM ESTIVER FALANDO MAL DE MIM PRA TI, ME CONVIDE PRA PARTICIPAR DESSA CONVERSA, SEI MAIS COISAS RUINS DE MIM DO QUE QUALQUER UM..."
    GRANDE ABRAÇO, E CONTINUE COM SEU TRABALHO SÉRIO.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com