Incêndio em boate no RS matou 231 jovens | Blog do Louremar

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Incêndio em boate no RS matou 231 jovens


Foto: Deivid Dutra/  A Razão
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) divulgou os nomes de 231 vítimas do incêndio que ocorreu na madrugada deste domingo (27) na Boate Kiss, em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul e a quinta cidade mais populosa do estado. De acordo com o governo estadual, a lista é a final com a identificação dos corpos levados para o Centro Desportivo Municipal de Santa Maria. Anteriormente, as autoridades locais tinham informado que eram 233 mortos.


A presidenta Dilma Rousseff durante visita às famílias das vítimas da tragédia. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Ao menos 101 dos mortos eram alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com base em lista anterior divulgada pelo governo estadual. "Em virtude da possibilidade de alguns nomes terem sido escritos na lista com grafia incorreta, ou imprecisa, mais alunos da universidade podem estar entre as vítimas fatais. Portanto, se você conhece alguma vítima que é estudante da universidade, mas cujo nome não consta nesta relação, entre em contato pelo e-mail noticias@ufsm.br", diz nota publicada no site da universidade.


Músico da banda que tocava na boate é uma das vítimas

O sanfoneiro Danilo Jaques, 30, um dos seis integrantes da banda Gurizada Fandangueira, que tocava na boate Kiss, morreu na tragédia na madrugada deste domingo. O incêndio que atingiu a casa noturna em Santa Maria (323 km de Porto Alegre) matou ao menos outras 231 pessoas.

Ele era o mais jovem do grupo, formado na mesma cidade onde ocorreu o incêndio. Jaques era também sócio da empresa DB Som e Luz, que fazia iluminação de eventos e trabalhava para a Gurizada, entre outras bandas, como Fresno e Cone Crew.  Informação da Folha.com

Dono da boate Kiss responde a um processo
O portal O Dia, informa que o Dono da boate Kiss, de Santa Maria (RS), Elissandro Callegaro Spohr, o “Kiko”, é réu em processo por lesões corporais graves que tramita na 4ª Vara Criminal da cidade desde 2011.
Em janeiro de 2012, o juiz Leandro Augusto Sassi aceitou a denúncia contra Spohr e outro réu, Calvi Gilberto Chaves. Ele considerou “comprovada a materialidade do delito” e a existência de “indícios suficientes de autoria”. Em junho, o mesmo juiz recusou-se a absolver os réus de maneira sumária. Baseou sua decisão nas provas colhidas pela polícia.
Boate fechada
No último dia 9, a Prefeitura de Santa Maria interditou a boate do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Maria. A casa noturna, que funcionava no subsolo da Casa dos Estudantes, estaria em situação irregular.
Acesso precário
A interdição ocorreu depois que o Ministério Público Federal questionou as condições de acesso e a falta de isolamento acústico da boate. O DCE classificou a medida de “autoritária” e acusou a prefeitura de “criminalizar” espaços culturais da juventude.”

Fumaça tóxica mata por asfixia em até dez minutos, diz especialista

Para que que haja uma morte em decorrência de uma asfixia, como aconteceu na boate Kiss, em Santa Maria (323 km de Porto Alegre), são necessários pelo menos dez minutos de exposição à fumaça tóxica. A avaliação é do pneumologista Humberto Bogossian, do hospital Albert Einstein, de São Paulo, em matéria publicada no site da Folha.com

De acordo com o profissional, em uma situação como a que houve em Santa Maria (RS), as vítimas ficam expostas a três fases de contaminação que, em conjunto, sem cuidados médicos, vão levar à morte.

"No primeiro momento, acontece uma lesão térmica no sistema respiratório provocada pelo calor no ambiente. A temperatura pode ficar tão elevada que a proteção que temos na narina fica perdida. Acontece uma queimadura de toda a mucosa respiratória. Será possível respirar, mas com dificuldade", disse o médico.

Editoria de Arte/Folhapress
A matéria completa sobre a asfixia por fumaça tóxica pode ser lida aqui.

9 comentários:

  1. Quem achou bom foi os donos das funerária

    ResponderExcluir
  2. nao foi o secretario de cultura de Bacabal,o calzador do incendio.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe, mas chamar uma boate noturna, que tem atrações ridículas como "Gurizada Fandangueira" de espaço cultural, é uma baita idiotice e hipocrisia da parte desse pessoal que só ta tentando justificar um erro com outro!

    ResponderExcluir
  4. Nem ele nem qualquer outra pessoa poderiam ser o '"calzador".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi boa, esse anônimo é um assassino da GRAMÁTICA...é CAUSADOR.
      Fica brincando com coisas sérias e se expõe ao ridículo.
      Boa blogueiro, muito boa.

      Excluir
  5. aqui fica todos meu pesamos;; que Deus conforte os coraçao de todas as maes ..familiares...............amigos ,,naõ é facil mais Deus sabe de todas as coisa
    .

    ResponderExcluir
  6. Que Deus conforte o coraçao de todos os familiares

    ResponderExcluir
  7. Só faltam dizer que a culpa foi do prefeito de Bacabal.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com