Fiasco no Castelão | Blog do Louremar

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Fiasco no Castelão



O Bacabal Esporte Clube jogou uma ‘pelada’ ontem à noite contra o São José no Castelão. O resultado é que o São José ganhou por 3 a 1.

Foi uma partida digna de início de campeonato, quando os times estão ainda sem entrosamento e sem o ritmo de jogo que é adquirido ao longo da competição.

O São José ainda não tinha vencido nenhuma partida no Campeonato Maranhense. Teria saído de campo novamente sem vencer, não fosse a complacência dos jogadores do BEC em ofertarem o resultado ao time da casa.

O BEC tinha, pela primeira vez durante o campeonato, a obrigação de vencer. Por vários motivos: vem de uma boa campanha no primeiro turno quando chegou na disputa do título; É um time com mais entrosamento; Estava diante de um adversário sem confiança em si; É uma equipe com mais estrutura de apoio logístico, basta saber que os jogadores do São José chegaram para partida por conta própria, cada um em seu veículo. O BEC, não há partida em que o time não fique concentrado em um hotel de Bacabal. São detalhes.

E por detalhes o BEC perdeu a oportunidade de conquistar valiosos pontos logo no início do segundo turno. O time marcou o  primeiro gol e se acomodou. A inércia tomou conta dos jogadores. Salvo raras exceções.

Mas o que houve?

O problema pode ser psicológico. Os atletas do BEC, em sua maioria, não tem idéia das limitações técnicas de que são portadores. Some-se a isso a falta de amor a um Clube de futebol. Isso não é crime, mas é um pecado grande que portam até os grandes craques do nosso futebol. Muitos estão na equipe como alternativa para serem vistos por outros clubes, por empresários do futebol.

A deficiência técnica foi superada na primeira fase pelo trabalho em equipe. O trabalho de grupo comandado pelo treinador Erasmo Fortes rendeu um bom resultado. Os jogadores incutiram em si o espírito de luta que deve prevalecer em uma disputa. Vestiram a camisa como diz o jargão.

Ontem eles se despiram desse espírito quando entraram no Castelão para enfrentar o São José. Ou será que vestiram a camisa do empáfia futebol clube? O fato de terem chegado à simples final de um turno do Campeonato Maranhense tenha feito com que jogassem nas águas do Mearim as sandálias da humildade. 
Teriam os jogadores calçado chuteiras com salto alto? Somente os atletas podem responder.

Quem viu a equipe que enfrentou o Sampaio e o Imperatriz não reconheceu o time de ontem. Faltou muita coisa que pode ser resumida em poucas palavras: faltou responsabilidade. Os poucos torcedores que foram ao Castelão viram, desde o início do jogo que o BEC seria o vencedor. Viram mal, a visão dos atletas do Leão do Mearim era outra. A consciência da superioridade era tanta que, quando o jogo ainda esta empatada em 1 a 1, o time do São José se dava por satisfeito e alguns atletas fizeram aquela ‘cera’ quando puderam.

Qual a culpa do Pablo?

Nenhuma. Na derrota de ontem não culpemos o goleiro Pablo. Não tenhamos em mente que goleiro faz milagre. Se tem limitações técnicas, estas podem ser corrigidas com treinamento adequado.

Sobre isto bem falou ontem a uma emissora da capital o presidente do BEC, Roberto Baresi: “Essa equipe é valiosa, so precisa ter consciência do que é realmente. Muitos reclamam do Pablo. Pablo é um bom goleiro, não é um goleiro com status de seleção brasileira, mas é um goleiro que tem servido bem e pode servir muito mais ao BEC, principalmente se tiver mais confiança em si. Nós apostamos nele e ele tem toda a nossa confiança”.


3 comentários:

  1. Marcus Lacerda04 abril, 2013 11:20

    Parabéns Louremar, concordam contigo, vc foi muito feliz nos seus comentários. Que culpa tem o Pablo? A meu ver o que está havendo, é uma maldosa campanha de um "radialista", que a torcida de Bacabal está comprando. Por favor, grande torcida do BEC, vamos observar mais o Pablo, sem influencia do que está sendo passado pelo radio. Quem está acompanhando os jogos fora de Bacabal, não está vendo falhas decisivas do goleiro Pablo. Pelo contrario na decisão da vaga para final contra o Sampaio se ele não foi o melhor, com certeza foi uns dos melhores naquela ocasião, vamos deixá-lo trabalhar com mais tranqüilidade e incentivar-lo, com certeza ele ainda vai da muita alegria ao torcedor bacabalense.

    ResponderExcluir
  2. Talvez fosse a hora de apostar e dá uma oportunidade de quem esta no banco, acompanhei alguns treinos e vejo jogadores no banco com qualidades, porém sem oportunidade.

    ResponderExcluir
  3. O negocio é o seguinte. Os caras esqueceram da bola para apreciar a beleza do Castelão.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com