Em 6 meses nova gestão do SAAE resolve 6 graves problemas de falta de água em Bacabal | Blog do Louremar

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Em 6 meses nova gestão do SAAE resolve 6 graves problemas de falta de água em Bacabal

Em apenas seis meses de trabalho o novo corpo diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal (SAAE) conseguiu solucionar 06 dos mais graves problemas de abastecimento que afligiam a 06 grandes comunidades do município. As equipes comandadas pelos técnicos Domingos Gomes e Jorge Lima dão como definitivamente resolvidos os problemas vividos por todos esses anos pelos moradores do Bosque Aracati, Vila Jurandir Lago, Vila da Paz/Vila Graciete Lisboa, Rua 1º de Maio, Parque Amazonas e Povoado Bela Vista.

O trabalho do técnico Domingos Gomes e a água chegando à torneira da feliz usuária do SAAE
O anúncio da solução definitiva desses graves problemas foi feito pelo diretor Leonardo Lacerda e por seu adjunto Anselmo Lopes ao prefeito José Alberto Veloso e ao deputado federal Alberto Filho, parceiros do SAAE desde o início da atual gestão e corresponsáveis pela alocação de recursos nessas parcerias. O prefeito e o deputado federal receberam com entusiasmo a informação e mandaram por Leonardo uma mensagem para os funcionários da autarquia exortando-os a continuarem trabalhando com o mesmo denodo e afinco.

Estação Elevatória no Bosque Aracati e Vila Jurandir Lago

Um desses mais antigos problemas acontecia no Bosque Aracati. Construído há quase trinta anos, o conjunto era abastecido por uma cisterna que não tinha capacidade para suprir as necessidades da comunidade e que nunca sofreu um único processo de higienização em todos esses anos. O resultado era a constante falta de água e a péssima qualidade do produto servido, à vezes até impróprio para o consumo humano.

Ambiente interno da estação elevatória e como era a  antiga cisterna
No bosque o SAAE perfurou um novo com capacidade de vazão de 11 mil e 500 litros por hora. A entrega dessa obra permitiu que a autarquia desativasse a velha e problemática cisterna e a colocasse em obra, transformando-a em uma estação elevatória de água potável com capacidade para armazenar 50 mil litros. Além de ampliada em sua capacidade a antiga cisterna ganhou acabamento dentro dos padrões que hoje permitem o armazenamento e distribuição de água com revestimento em cerâmica e paredes impermeabilizadas, o que impede a infiltração de corpos estranhos e garante a qualidade da água.


Os técnicos do SAAE instalaram então duas bombas injetoras com capacidade para distribuir 15 mil litros de água por hora, cada uma delas. Dai foram realizadas manobras de distribuição que deixam mais 15 mil litros no Bosque Aracati e enviam os outros 15 mil litros por hora para a Vila Jurandir Lago. A Vila Jurandir Lago também foi interligada a rede de distribuição do poço artesiano da Band, o que também resolveu definitivamente o problema de abastecimento vivido pela comunidade desde a sua fundação.

Vila da Paz e Vila Graciete

O trabalho de interligação e dos técnicos aumentando a vazão do poço 


A otimização da distribuição de água nas vilas Graciete e da Paz aconteceu em trabalho conjunto das equipes comandadas por Jorge Lima e Domingos Gomes. Como os dois bairros têm configuração de apenas um, depois de estudarem a situação ficou decidido que a equipe de Domingos Gomes interligaria as redes que servem aos dois e que a equipe comandada por Jorge Lima promoveria a ampliação do sistema de bombeamento, que passou de uma vazão de 13 mil litros para 19 mil por hora, também resolvendo definitivamente o problema vivido há anos pelas duas comunidades.

Parque Amazonas, Rua 1º de Maio e Povoado Bela Vista

Na Rua 1º de Maio a logística levantada demandou que fosse instalado um registro de 60 milímetros em uma posição estratégica, o que também premiou o trabalho realizado pelos técnicos com a solução definitiva do problema de falta de água que ocorria na rua.
Já no Parque Amazonas os técnicos do SAAE promoveram manobras que resultaram num melhor aproveitamento da água do poço tubular da Band. Outra manobra bem sucedida realizada pelas equipes do SAAE garantiu o completo abastecimento da comunidade, que também já sofria há anos com a intermitência no fornecimento do produto.

No povoado Bela Vista foi perfurado um novo poço para servir a comunidade. Com capacidade de produção de 5 mil litros de água por hora o poço juntou-se aos outros dois já existentes na localidade, constituindo-se em um sistema completo e garantindo também definitivamente o abastecimento daquela grande população.

Moradores Satisfeitos

A atuação eficiente dos técnicos e corpo diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal tem se refletido entre os consumidores da autarquia que vem sendo beneficiados nesses últimos seis meses e que já perceberam a diferença de objetivos. A cada problema resolvido em uma comunidade, técnicos e diretores são entusiasticamente cumprimentados por todos.

Anselmo Lopes e Leonardo Lacerda na rua 1º de Maio 
Os diretores Leonardo Lacerda e Anselmo Lopes verificam in loco tudo o que é feito dando o ok para a finalização de cada trabalho. Esse entusiasmo se repetiu em todos os seis pontos onde essas demandas foram equacionadas, a exemplo da Vila Jurandir. Ali as cobranças normalmente eram dirigidas à diretora do CRAS do Bosque Aracati, Aline Soído. Após a resolução do problema Aline fez questão de levar Leonardo Lacerda até a Vila Jurandir. O diretor do SAAE teve o seu trabalho reconhecido publicamente.

Reuniões garantem clima de trabalho

Reuniões rotineiras incrementaram a relação entre os funcionários
do SAAE e a sua direção
Outra marca que diferencia o trabalho realizado pelo novo corpo gestor do SAAE é o diálogo estabelecido com o corpo funcional. A interação entre diretores e funcionários é feita através de encontros constantes. As reuniões acontecem na própria associação dos funcionários e tem como objetivos discutir e estabelecer metas, dirimir dúvidas e congregar ainda mais em um mesmo objetivo, o de bem servir, um grupo que presta um serviço essencial para a comunidade bacabalense.

Da Assessoria 

3 comentários:

  1. Ainda falta muito trabalho a ser feito, moro na cohab II a três anos e tive de criar o hábito de lavar roupa no meio da noite pois é o horário que temos água caindo nas torneiras...

    ResponderExcluir
  2. O segredo é escolher as pessoas certas para chefiar as equipes. Parabéns Sr. Zacarias Marinho pelo excelente trabalho junto à equipe de rua.

    ResponderExcluir
  3. Na rua Tavares de Moura, que fica bem perto da 1° de maio, ainda temos essse problema com água...temos que passar a noite inteira acordados para poder termos água para nossas atividades diárias. Também esperamos soluções...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com