Os líderes, suas loucuras e seus sonhos | Blog do Louremar

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Os líderes, suas loucuras e seus sonhos

Por: Jairo Araújo

Liderança não é para qualquer um, é sim para os capazes, quando os não capacitados lideram a história nos mostra momentos desastrosos. Para tanto faz necessário observarmos as ações de cada um desses lideres, alguns  pregaram e praticam o bem, e outros mesmo apregoando  o bem fizeram o mal. Grandes lideres conhecemos historicamente, desde dirigentes espirituais, políticos e empresariais, porém todos, em alguns momentos de suas vidas já foram chamados de loucos. Alguns comprovados suas demências, outros questionado, e a grande maioria no exercício de sua liderança acreditavam em um sonho impossível aos olhos humanos.

O mestre espiritual Yehoshua ben Youssef  “Jesus Cristo”, nascido na pequena cidade de Belém da Judéia, inovou os princípios da liderança, nos mostrando que a essência  de liderar é amar, servir e ao próximo perdoar. Seus ensinamentos ainda hoje são difundidos nos confins da terra, porém embora não tenha deixado escrito nenhum manual de ensino, a Bíblia Sagrada o livro mais lido de todos os tempos, nos mostra que o mesmo, foi chamado de louco pela própria família, vejamos então: Evangelho segundo Marcos Cap. 3, vec. 21-  Quando seus familiares ouviram falar disso, saíram para trazê-lo à força. Pois diziam: Ele está louco. 

Assim também, se procedeu com outros lideres da esfera espiritual dentre tantos: Sidarta Gautama “o Buda”, era um príncipe que a qualquer momento poderia suceder seu pai no trono real, contrariando todas as expectativas familiar, resolveu abdicar do poder político, afim de se dedicar a descobrir o despertar do conhecimento em busca da iluminação espiritual. O que diremos do nosso inesquecível Francisco de Paula Candido Xavier “Chico Xavier”, um dos precursores do espiritualismo no País , considerado o maior brasileiro de todos os tempos, pois foi congratulado  o homem que mais fez pela Nação, se destacando pelo seu legado á sociedade, este também foi questionado quanto sua intelectualidade inclusive à época quando criança, pois tinha visões inexplicáveis. Ambos, tinham um só propósito, fazer o bem sem ver a quem.

Já na seara do poderio político é totalmente ao inverso do  espiritual, pois observamos que alguns chefes  usaram o dom da persuasão, somente para praticarem maldades e afagarem seu próprio ego. Dentre esses verdadeiros monstros, estão: Ghensis Khan Imperador Mongol, era cruel, e vingativo, pois  junto com seus exércitos, usurpou boa parte do território Chinês, aniquilando com a vida de milhares de inocentes. Assim também,  procedeu Napoleão Bonaparte, líder político e militar galgou vários cargos na hierarquia conseguindo através da força violenta, chegar a ser imperador da França, não mediu esforços para propagar a revolução, chegando inclusive a ser considerado um dos maiores estadista de todos os tempos, porém pra mim não passou de débil mental. 

Vale ressaltar, o austríaco Adolfo Hitler, um simples espião passou a ser o ditador mais odiado e sanguinário de todos os tempos, por acreditar na ideologia de uma raça puritana, massacrou muitos povos, dentre esses os Judeus, o povo escolhido de Deus, tamanha sua insanidade  que cometeu suicídio. Todos esses foram um bando de loucos, que estudaram profundamente as ciências ocultas diabólicas, e deixaram se levar por esses conhecimentos, e com isso fizeram desastres.

Destarte, no setor empresarial temos bons exemplos de lideres, comprometidos com o bem estar social do seu próximo, mesmo passando por momentos difíceis na vida, com algum tipo de problema psicótico.  Para tanto exemplificarei apenas um mestre contemporânea, exemplo de superação e de uma mente brilhante Jhon Forbes Nash Junior, escritor e doutor em matemática, foi congratulado com o prêmio Nobel de ciências econômicas em 1994, mesmo sendo diagnosticado com esquizofrenia. Para chegar a superar o que seria impossível aos olhos míopes dos homens, este profundo estudioso teve a ajuda dos amigos e principalmente da família, superando assim seus próprios medos e desafios. Posto isso, sonhemos sempre, evitemos praticar o mal, e pratiquemos o bem. Pois afinal de contas: gênio e louco, todos nós somos um pouco.
                              __________________________________________________________                          Jairo Araujo é Bacharel em Direito.

Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com