Quantos anos tem a cidade de Bacabal? | Blog do Louremar

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Quantos anos tem a cidade de Bacabal?


Colégio de Nossa Senhora dos Anjos, em Bacabal.
Há 93 anos, no dia 17 de abril, o povoado Bacabal foi elevado à categoria de ‘Vila’. Desde então os bacabalenses comemoram nesse dia o que teria sido a emancipação política do lugar. Em muitos outros municípios a comemoração é realizada na data em que se tornaram efetivamente um município.

Bacabal cresceu como povoado a partir de uma fazenda às margens do Rio Mearim. No ano de 1920, no dia 17 de abril, o Governador Urbano Santos da Costa Araújo elevou o povoado à categoria de vila, com o nome de Bacabal dos Abreus. O município, com território desmembrado de São Luis Gonzaga do Maranhão, foi instalado somente no dia 7 de setembro de 1920.

Somente em 1938, a localidade passou à categoria de cidade. Foi no dia 6 de dezembro, através do Decreto Lei nº 159, do Governo do Estado.

Mais uma vez fica claro que pouca gente se preocupa em contar a história como de fato ela aconteceu. Como não era interessante comemorar dois fatos num mesmo dia: a instalação do município e a Independência do Brasil, optou-se por eleger o data em que o povoado foi elevado à categoria de 'vila', como a data da sua emancipação. 

Para saber mais da história de Bacabal, leia o que escreve o Professor Neto no portal Oobservador.net, que o jornalista Abel Carvalho - pioneiro em publicações noticiosas na internet, em todo o interior do Estado - está reabrindo. 




2 comentários:

  1. Somente em 1938, a localidade passou à categoria de cidade. Foi no dia 6 de dezembro, através do Decreto Lei nº 159, do Governo do Estado.

    Sendo assim; Juridicamente a Cidade maravilhosa Bacabal-MA, tem exatos 74-Anos, completados em 06 de Dezembro de 2012. Simples assim.

    Att: Jean Paulo

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Jean, pois se comemora aniversario no que se nasce e nao no dia que foi "feito".

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com